sexta-feira, 17 de junho de 2011

... e artes em geral

The Meaning of Art
Se os meus estudos de música na Universidade (a partir de 1984) me permitiam sugerir novas descobertas ao Sassi, na área de artes plásticas, era ele quem estava na dianteira. Sem nunca ter entrado num museu (que eu me lembre), àquela época, o pouco que eu sabia aprendi por tabela nas aulas de história da música. Já o Sassi tinha aquelas coleções de fascículos sobre os grandes pintores. Foi ele que me apresentou para Bosch, por exemplo. Mas a grande dica que ele me deu foram os livros do crítico e historiador inglês Herbert Read, especialmente A educação pela arte, uma obra revolucionária que eu só fui ler no meu exílio em Esmeralda, quando tinha tempo sobrando. Gostei tanto que depois comprei quase toda a obra desse sujeito que, com vasta erudição e escrita elegante, tornava tudo compreensível aos leigos. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário